Residência Galpões Sto. Antonio
edital e Convocatória 2019
Os Galpões Sto. Antonio são um projeto de ação e experiência artística ambientado em uma fazenda produtiva nos arredores de Amparo, a 130 quilômetros de São Paulo. Paralelo às atividades principais da fazenda, que incluem plantio de eucalipto e caprinocultura, o projeto artístico têm como base um conjunto de galpões remodelados, com espaços e equipamentos adequados a práticas diversas, áreas expositivas e acomodações para residentes. Em 2019, os Galpões aprofundam sua missão de promover aproximações entre criação artística e cenário rural: seu programa Residência Galpões Sto. Antonio passa a receber artistas interessados em produzir trabalhos a partir de uma experiência de imersão na paisagem e no cotidiano da fazenda.
A Residência Galpões Sto. Antonio 2019 contemplará sete artistas selecionados pelo edital e mais sete artistas convidados pelos galpões, que juntos participarão da primeira temporada de arte na fazenda sto. antonio. As residências se destinam a artistas em atividade nos campos de desenho, pintura, escultura, costura, marcenaria, cerâmica e instalação site-specific. Não há restrição de idade ou nacionalidade. Os candidatos devem submeter suas propostas até 13 de abril de 2019. A seleção dará prioridade a projetos que, de formas instigantes e inventivas, contemplem interações entre a pesquisa do artista e as especificidades do meio rural: a paisagem, a ambiência, os ciclos naturais, o silêncio e as matérias-primas locais.
As residências
o resultado da seleção dos inscritos será divulgado em maio de 2019, e as primeiras residências acontecerão no mês de outubro de 2019. Os artistas selecionados firmarão contrato com os Galpões Sto. Antonio, aceitando os termos detalhados a seguir. Os residentes terão direito a:
Hospedagem: gratuita em uma das duas casas para residentes dos Galpões Sto. Antônio. Ambas oferecem roupa de cama e banho, cozinha equipada, fogão à lenha, jardim privativo e rede wifi, além de lounge anexo com biblioteca e televisão.
alimentação: 2 refeições diárias (almoço e jantar) de segunda a sexta-feira
Estrutura: livre acesso em horários determinados a quatro galpões de trabalho equipados com redes wifi, cavaletes, mesas, forno de cerâmica, tornos elétricos e máquinas de costura, além de materiais para a produção artística (tintas variadas, papéis, pincéis, argila, tecidos, material para colagem, areia, pedra, terra e madeira).
Acompanhamento crítico: o artista participará de conversas com os curadores da residência para discutir o processo e o curso de seu trabalho.
Exposição: caso o artista queira expor seus trabalhos no galpão areia branca (nossa galeria), deverá constar na sua proposta para a residência.
publicação: os galpões sto. antonio, editará um catálogo com texto crítico bilingüe do projeto de residência de 2019 no primeiro semestre de 2020.
Ajuda de custo: os artistas receberão dos Galpões Sto. Antonio os seguintes valores:
• Residências de uma semana: R$ 1.000,00 (hum mil reais)
• Residências de quatro semanas: R$ 2.500,00 (dois mil e quinhentos reais)
As residências não incluem:
- Cobertura de deslocamentos e traslados.
- Materiais específicos, exigidos pelos artistas, e que não sejam de uso costumeiro nos Galpões.
Contrapartidas
Os artistas selecionados para a Residência Galpões Sto. Antonio assumirão os seguintes compromissos:
Participação em oficinas: o artista deverá participar de uma oficina ligada a seu projeto, organizada pela fazenda e realizada em um final de semana.
Trabalhar na fazenda: o artista deverá colaborar em uma atividade diária da fazenda à sua escolha: plantio, rega e limpeza da horta; alimentação de animais como cavalos, galinhas e cabras; coleta de ovos; entre outros.
Cessão de obra: ao final da residência, um pequeno exemplar de uma produção realizada no período vivido pelo artista na fazenda passará a integrar o acervo dos Galpões Sto. Antonio.
Regras gerais
- As residências são individuais.
- Os inscritos se comprometem a estar disponíveis para a realização da residência pretendida no período definido por este edital.
- Os residentes devem permanecer na fazenda durante a semana. Nos fins de semana, a presença é facultativa, exceto quando forem requisitados para atividade relacionada à workshops ou aulas na residência.
- Os residentes devem observar as regras da fazenda, que serão apresentadas no início de seu período de trabalho. Elas incluem normas de horários de silêncio e uso dos espaços de trabalho. normas de convivência com os animais, reciclagem de lixo, e cuidados gerais para evitar incêndios e acidentes.
- Os residentes serão responsáveis pela limpeza e a manutenção de suas acomodações, rouparia e galpões de trabalho.
- Os residentes deverão adotar uma atitude consciente de preservação ecológica, compatível com uma fazenda com mata tombada.
- O programa não se responsabiliza pela saúde dos residentes.
inscrições
Os artistas devem submeter, pelo e-mail artfarmproj@gmail.com, até o dia 13 de abril de 2019, os seguintes materiais:
- Ficha de inscrição preenchida e assinada.
- Portfólio on-line ou em pdf, com exemplos de trabalhos realizados.
- CV
- Texto de até 500 palavras explicando o projeto que o artista pretende desenvolver durante a residência. O texto deve justificar a pertinência do projeto em relação à pesquisa do artista e da relevância de realizá-lo no contexto de uma fazenda e listar requisitos técnicos (materiais, ferramentas e espaços necessários).
- Fotos, croquis ou desenhos do projeto são bem-vindos.
Os candidatos receberão notificação, via e-mail, confirmando o recebimento dos materiais e a validade de sua inscrição.
Cronograma
Data limite para recebimento de inscrições: 13/04/2019
Data limite para anúncio de selecionados: 30/06/2019
Residências: outubro de 2019
Galpões Sto. Antonio
Fazenda Sto. Antonio
Bairro Areia Branca, Amparo, SP
Horários de acesso (portaria)
De segunda a sexta, das 8h às 17h; sábados, das 8h às 12h; ou mediante agendamento pelo tel.+55 19 97159 6647.